Blog Ueepa!

As novas extensões de Domínios!

Conheça as novas extensões de domínio que estão disponíveis na internet. Voltar ao Início

Desde que a popularização da Internet teve início, ainda na década de 90, basicamente as mesmas extensões (.com, .org, .net, ...) e suas variações nacionais (.com.br, .org.br, .net.br, ...) têm feito com que o trabalho de definir um domínio sugestivo ou que transmita adequadamente o que o seu site representa em termos de conteúdo, ou simplesmente um domínio de fácil memorização, seja uma tarefa difícil na maior parte dos casos. Por vezes, a "disputa" por um domínio disponível para registro pode ser bem acirrada e até exigir investimentos consideráveis, quando se tem que "comprar" um domínio já registrado por outra pessoa / empresa.

Recentes mudanças promovidas pelos órgãos que fornecem a concessão de registro de domínios prometem fazer não apenas com que seu site na Internet tenha um endereço correspondente aos seus desejos, mas também que seja apropriado à sua proposta, tornando-o mais descritivo em termos de conteúdo e/ou finalidade. Isso porque novas extensões simples e relacionadas ao que representa o domínio foram criadas e já estão disponíveis para registro. Assim, além das conhecidas e populares extensões (.com, .org, .net, ...), agora é possível registrar um domínio com extensões como .bike, .events, .cleaning, .shoes  .boutique entre outras tantas. A lista é extensa e as possibilidades de registro podem ser consultadas em sites que oferecem o registro de domínios, como por exemplo https://www.ueepa.com.br/dominios/

Mais do que simplesmente facilitar a obtenção de um domínio de acordo com seus desejos e necessidades e que reflita o que oferece seu site, as novas extensões vão abrir novas possibilidades para empresas alinharem seu planejamento comercial para Internet e, sobretudo, integrar ações de Marketing com foco em questões com Top of Mind, formação de imagem, construção da marca, etc. O panorama é amplo e o limite é a criatividade. Assim, se você é proprietário de uma escola de dança chamada “Lobos”, que tal utilizar uma extensão para deixar ainda mais personalizada? Neste caso, “.dance” poderia ser uma boa ideia e seu novo domínio seria lobos.dance. Ou ainda supondo que seu nome seja Claudia e que queira criar um blog de gastronomia, claudia.recipes será uma alternativa que representa bem o que alguém  encontrará no seu site.

Até o momento, a ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, órgão responsável pela criação dos domínios para Internet – já havia aprovado cerca de 1250 novas extensões. Isso representa literalmente um universo de novas possibilidades para que você possa apresentar seu domínio e seu negócio e/ou produto para o mercado.

A adoção das novas extensões para o registro de domínios personalizados e descritivos não é uma tendência, é uma realidade. Porém, o que as empresas e profissionais do setor terão ao seu dispor e como irão explorar este universo de novas possibilidades é que vai determinar as tendências dos negócios na Internet em um futuro próximo. Portanto, você não tem mais a desculpa da falta de um domínio que reflita o seu site e/ou negócio propõe. Escolha o seu e mãos à obra.

© 2021 Ueepa!