Blog Ueepa!

Empreendedores que tal funcionários que fazem home office?

Uma visão dos prós e contras Voltar ao Início

Quantas pessoas você já ouviu dizer “amaria trabalhar em casa! ”? Muitas né? Agora, vamos para segunda pergunta, quantas pessoas você conhece que trabalham em casa e se dão super bem com o formato ‘home office’? Hum, difícil responder!

É um sonho que muitos buscam realizar, mas sempre pensando nos pontos positivos: não pegar trânsito, ter mais liberdade para se vestir, fazer seu próprio horário e quem sabe, de quebra, conciliar algumas atividades pessoais neste período. Parece incrível! Mas, na hora que este sonho se realiza algumas dificuldades aparecem. Por isso, se você é o contratante, que tal dar umas dicas para seu funcionário. Isso ajudará na produtividade dele e na geração de resultados.

Caro colega home office, atente-se!

Seu dia, por mais que pareça que será super produtivo, muitas vezes rende menos e você não consegue concluir suas atividades. Isso, pode acontecer por inúmeros motivos: as pessoas que moram com você podem se confundir, ou seja, vão achar que você está sem fazer nada e começarão a passar tarefas. Ou então, você mesmo começará a se dedicar a outras tarefas mais pessoais. Cuidado, você ainda precisa apresentar resultados e seu tempo de trabalho precisa ser definido e compreendido por todos que estão ao seu redor.

Você tem sua cozinha, ou seja, ao mesmo tempo que isso pode te trazer economia, também pode te prejudicar. Não se jogue nas besteiras e guloseimas do seu armário. Estabeleça horários de refeições e lanches. Isso pensando em sua saúde e em seu rendimento de trabalho, afinal várias paradinhas atrapalham sua produtividade.

Se antes você tinha horário para sair, agora não mais. Cuidado para seu trabalho não invadir sua noite toda! Estabeleça horários, tanto de início de jornada, quanto de final.

E as visitas durante seu expediente? Se você mora com mais alguém e esta pessoa tem por rotina receber visitas, não confunda as coisas e lembre-se que você trabalha neste horário, não pode ficar de papo o dia todo.

Local de trabalho: sua casa! Pois bem, cuidado para não deixar suas coisas em todos os ambientes do lar, isso pode trazer transtornos. O cachorro pode rasgar, as crianças podem rasurar, enfim, tudo pode acontecer. Estabeleça um local, nem que seja uma simples escrivaninha. Ali é seu espaço, não deve ser invadido. Você precisa se organizar para encontrar tudo que precisa naquele lugar.

É pessoal nem tudo que parece ser um sonho, realmente é. Há muitas pessoas que começam a trabalhar em casa e não conseguem ir adiante, pois além de tudo que citamos há o “isolamento social”. Você não terá mais aquele colega do seu lado para bater um papo, falar besteiras, pedir ajuda, lanchar juntos.

Tudo na vida é uma questão de escolha. Mas se você realmente quer viver esse cenário, crie rotinas, estabeleça espaços e horários, leve a ideia a sério! E aproveite esta nova era, na qual a tecnologia nos permite trabalhar daqui ou dali, ou ainda, da sua casa!

© 2021 Ueepa!