Blog Ueepa!

Empreendedores precisam aprender a delegar tarefas

Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem! Voltar ao Início

Muitos dos pequenos empreendedores acham que pelo fato deles serem os “donos do negócio” devem saber desempenhar todas as tarefas de sua empresa e, mais que isso, precisam executá-las. Mas a vida do empreendedor não é tão tranquila como muitos pensam. Geralmente eles são a cabeça pensante e responsável pela criação do negócio.

Dentro de uma empresa, por menor que ela seja, há diversos setores que devem ser desenvolvidos: financeiro, compras, produção, comunicação, prospecção. Inicialmente, enquanto o movimento ainda é pouco, é natural que o empreendedor atue em todos essas áreas. Porém, com o passar do tempo, os projetos e clientes vão aparecendo com mais frequência. Isso, é claro, é positivo, mas é preciso ficar de olhos atentos ao cenário geral do seu negócio e não parar no tempo.

Dar um passo atrás do outro é a política de grande parte dos empreendedores que conversamos ao longo desses dois anos de Ueepa! O problema é que algumas dessas pessoas não conseguem visualizar qual é o momento de dar o próximo passo. Deixar aos poucos que outros profissionais entrem em sua empresa para cuidar de determinado departamento. E mesmo quando percebem, muitos não conseguem abrir mão de sua atuação, não conseguem delegar as funções que cada novo funcionário de ser responsável.

E sabe qual é o resultado???? Mesmo com um time completo, o empreendedor não se sente confiante em “tirar seu time de campo” e deixar as tarefas para os verdadeiros responsáveis – aqueles que foram contratados para isso.

Isso pode ser resultado de uma gestão centralizadora, falta de confiança naquele funcionário ou então medo de não se sentir tão dominador ou “dono do negócio”. Mas para que uma empresa possa crescer, a cabeça do empreendedor precisa pensar no futuro! Deixe de lado o medo, a soberba, a centralização. Você, que é criador deste negócio, tem um conhecimento que provavelmente ninguém tem. Por isso, sua atuação deve ser em negócios estratégicos.

Não estamos dizendo para você se afastar totalmente do cotidiano, mas para que você foque sua energia em novos negócios e problemas reais. Você precisa saber delegar essas funções do dia a dia. Então, que tal umas dicas para aprender a delegar funções? Vamos lá...

1. Você agora é um líder, entenda isso definitivamente. Um bom líder delega tarefas com intuito de desenvolver os integrantes da equipe, isso fará você ir pegando confiança em seu time.

2. Entenda uma outra coisa: você não é a pessoa mais inteligente e mais capaz do mundo. As tarefas podem ser executadas por outras pessoas. Elas só precisam de um tempo para aprender.

3. Imponha para todos aqueles que você está delegando funções, metas, objetivos e explique o objetivo de cada uma delas. Isto te ajudará a enxergar o avanço de cada colaborador e entender o que está faltando ou mesmo se aquele funcionário foi além do que era esperado.

4. Faça algumas auditorias nas tarefas delegadas com uma frequência “X”. Isso te ajudará a se sentir mais perto dos negócios e perceber se as tarefas estão sendo executadas da forma correta.

5. Entenda, que assim como você, todos podem errar. Seja maleável, ajude seu time, mas sempre mostrando que eles precisam atingir as metas impostas.

6. Reconheça todos os avanços do seu time. Isso os fará querer mais e mais.

© 2021 Ueepa!