Blog Ueepa!

Mães vocês também podem ser empreendedoras!

Voltar ao Início

Hoje vamos falar de um assunto conhecido por quase todas as mulheres. Uma questão que mesmo com a evolução do mundo ainda se faz presente na mente e na vida das mulheres brasileiras. Quem não conhece uma mulher, que é mãe, dona do lar, mas que sonha em ter seu próprio dinheiro? Há várias espalhadas ao seu redor. Muitas delas acham que não é possível conseguir um trabalho, por conta do tempo que estão afastadas do mercado de trabalho, ou mesmo que não teriam tempo disponível, pois seus filhos consomem seu dia. O que elas não sabem, é que existe um mundo cheio de oportunidades no universo da internet.

Podemos pensar juntos em alguns caminhos e quem sabe ajudar essas pessoas a dar o primeiro passo: achar uma ideia bacana. Pense, você tem algum talento? O que faz em seu tempo livre? Vamos aos exemplos, algumas pessoas gostam de costurar, pintar quadros, fazer laços, artesanato, bordar, fazer alguns itens personalizados, fazer decoração de festa, alugar cadeiras para eventos, cozinhar. Isso tudo sem contar aqueles que gostam de vender, seja lá o que for. São tantas e tantas oportunidades, que você, mãe, vai demorar para se achar, mas não se preocupe essa demora é natural.

Após selecionar um setor de atuação, faça pesquisa pela internet e pelo seu bairro. Converse com amigos e familiares. Claro que você não pode levar tudo que ouvir em consideração, mas tente avaliar cada conselho para saber se procede. Aproveite o melhor conteúdo!

Se seus filhos forem adolescentes, jovens ou adultos não hesite de trocar ideias com eles. Daí podem surgir caminhos diferentes, já que eles provavelmente estão inseridos no mercado de trabalho e conhecem o ritmo atual de trabalho, principalmente, em assuntos do mundo virtual. Durante esta pesquisa, acredite, você vai encontrar diversos obstáculos. Mas a vida é assim, mesmo estando fora do mercado de trabalho, em casa, tenho certeza que enfrentou diversos problemas.

Mas e quanto aos filhos (no caso de serem pequenos)?

Pois bem, crianças pequenas frequentam escolas, certo? Isso significa que você tem em média 4 horas mais sossegadas – não podemos dizer livres, pois tem todas as tarefas de casa. Você precisa de organização, muita! Uma boa saída e o trabalho em casa – meio período – mas não pense que será fácil.

Programe seu dia! Acorde cedo, deixe meio período para você cuidar das tarefas dos seus filhos e dar aquela geral na casa. O outro meio período você pode dedicar ao seu negócio. Inicialmente você vai investir seu tempo na construção do projeto, por isso o resultado será um pouco lento. Até você iniciar a divulgação do seu negócio e conseguir os primeiros clientes. Acredito que a tarefa mais difícil será conciliar as funções de mãe, dona do lar e empreendedora, mas uma mulher é capaz de coisas incríveis e você é uma delas.

Um ponto muito importante, é preciso ter um horário de trabalho e criar rotina. É necessário que você comece e termine as tarefas do dia em horários determinados. Aos poucos, tudo vai desenrolando. Na internet, você encontra tudo que vai precisar para se tornar uma empreendedora de sucesso. Inclusive, aqui no Ueepa! Você tem inúmeros textos que podem te ajudar na construção do seu negócio (como construir seu site, o que você vai precisar, como fazer para se legalizar, o que MEI, dezenas de casos de empreendedores que começaram do zero, dicas dessas pessoas, como pedir conseguir um empréstimo do banco, entre outros)

E se você acha que não tem talento para construir um negócio e quer atuar apenas com a mão na massa (tipo fazer chinelos com missangas), então, talvez você possa buscar um “sócio” ou “parceiro” de trabalho e dividir as funções com esta pessoa. Você fica incumbida da produção e esta pessoa da construção do negócio, administração, financeiro, divulgação do negócio e, às vezes, até as vendas.

Não é preciso seguir à risca as dicas descritas aqui, este artigo é só para que você entenda que se a vontade existe, você é capaz de fazer acontecer. E não esqueça, Ueepa! está de portas abertas para te ajudar! Seja mais uma brasileira a ser dona do seu próprio negócio.

© 2021 Ueepa!