Blog Ueepa!

Sementes do empreendedorismo

Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor Voltar ao Início

Algumas pessoas começam a empreender com 20, 30 ou 40 anos, porém quando crianças ou adolescentes dificilmente elas têm contato com o empreendedorismo. O exemplo dentro da família é, em grande parte das vezes, a forma de proximidade de Crianças X Empreenderismo.

Que o Brasil é um país empreendedor, isso já sabemos. O que precisamos conhecer melhor são os programas que estimulam o empreendedorismo em nossos jovens, afinal é importante que saibamos da existência desses programas para poder encaminhar as crianças de hoje – pois elas serão os empresários (as) de amanhã.

Hoje vamos saber um pouco mais do programa Empreendendo. Já ouviu falar? Então, vamos lá. O Empreendendo nasceu há quatro anos com a união de ideias e atitudes de três amigos: Alexandre Henrique, Crislaine Oliveira e Luis Henrique.

A ideia principal era e é oferecer embasamento para estudantes que queiram trilhar ou mesmo conhecer o mundo do empreendedorismo, estimular desde muito cedo esses jovens que são o futuro do nosso país. O curso tem disciplinas como Estratégia de Vendas, Plano de Negócios, RH, Direito do Consumidor, Legislação Trabalhista e Societária, Comportamento do Consumidor, entre outras.

O projeto dura um semestre e para participar é preciso que o estudante esteja matriculado no ensino médio de alguma escola pública, após isso ele participará de uma seleção que envolve prova escrita de Português, Matemática, Raciocínio Logico e Conhecimentos Gerais e uma entrevista que avalia o perfil e comprometimento de cada jovem.

Durante o curso, os alunos montam projetos e colocam a mão na massa. Em todo o decorrer do curso, os participantes têm contato com empreendedores de sucesso. Por meio desses cases, os alunos conseguem ganhar ainda mais entusiasmo. É preciso que eles entendam que as dificuldades existem, mas é preciso superá-las.

Após a conclusão do semestre, o participante ganha um certificado que comprova os primeiros contatos com o mundo empreendedor. Além do certificado, aqueles que obtém os melhores resultados (a avaliação leva em consideração a participação e o desempenho de cada um) ganham premiações como: Cursos Profissionalizantes, Bolsas em Universidades, Cursos de Idiomas e Notebooks.

A primeira turma do curso oferecido pelo projeto era formada por alunos das escolas públicas da cidade de Bandeirantes, no Paraná. Hoje, o projeto atua também no Mato Grosso do Sul.

Se você tem interesse em participar ou de indicar para algum jovem, entre no site e saiba mais: www.empreendendo.org.br

© 2021 Ueepa!