Ueepa! já trouxe cases de empreendedorismo de todos os tipos, porém se você mergulhar neste mundo perceberá que há milhões de histórias de sucesso, de aprendizado, de erros e acertos. Ainda há muito que ser contado e compartilhado com o mundo. E dentre milhões de histórias, nomes e conquistas, Flávio Estevam nos traz um banho de inspiração!
Flávio começou sua história do zero, ainda adolescente, com negócios off-line. Há oito anos os passos dele mudaram de direção. Ele passava a empreender no mundo das startups. “Fiz meu primeiro site sem saber programar usando apenas instruções na internet. Foram 30 dias para criar um site com quatro páginas. Recebi R$1.000.00 da empresa que me contratou”, conta Flávio. Após sua primeira experiência, ele achou que poderia diminuir o tempo de construção de sites. E assim foram criados mais de 150 sites, durante os 5 anos que ele se dedicou a esta atividade. Esse foi o começo e os primeiros contatos com negócios na internet.
Diante tantas ideias de negócios é necessário escolher quais delas são as mais viáveis, afinal antes de colocar em pratica alguma delas, o futuro empreendedor tenta se precaver da maneira que pode: estudos de mercado, pesquisas, conversas com conhecidos, plano de negócio, entre outras formas, mas nada e nenhuma dessas ferramentas garantem 100% de sucesso ao seu negócio. “Quando a solução da startup está resolvendo um problema real das pessoas, você consegue identificar que a ideia terá potencial. Em outros casos, no qual o serviço não cura nenhuma dor do cliente mas atinge o emocional, também há grandes possibilidades de sucesso”, diz Flávio.
Algumas coisas podem dar errado no trajeto dos empreendedores. Se a ideia errada for escolhida, o processo de criação que duraria 20 dias, se alonga para um ou dois anos. Atualmente, há algumas ferramentas criadas para facilitar a criação de um negócio, sites pré-prontos, por exemplo, onde uma pessoa sem nenhum conhecimento de programação consegue desenvolver facilmente (https://www.ueepa.com.br/blog/enfim-um-criador-de-sites-completo-e-facil-de-operar/)
“A falta de recursos também pode ser um obstáculo. Muitos não dão vida a sua startup com a desculpa de não ter investidor. Mas ele precisa ser o primeiro a apostar em sua ideia e investir seu próprio dinheiro. Venda seu carro, faça empréstimo no banco ou com amigos e parentes próximos. Nenhum investidor vai acreditar na ideia, e você não mostrar que realmente acredita”.
Após certa intimidade com o mundo virtual, Flávio buscou se especializar na criação de startups usando o mínimo de investimento e de uma forma extremamente rápida. Até hoje foram criadas cerca de 62 startups. A maioria delas não deu certo – não geraram lucratividade, mas proporcionaram um imenso aprendizado. O empreendedor ressalta que é tão importante aprender “como não se deve fazer” como “como se deve fazer”, afinal os erros levam ao aprendizado.
Dentre as 62 startups criadas por Flávio, duas delas ainda estão com ele: www.namorofake.com.br, que tem sua cara, e www.dinneer.com “O Namoro Fake eu não pretendo vender, mas o Dinneer foi criado com o objetivo de ser vendido para algum grande player do segmento no mercado internacional daqui alguns anos”, relata o empreendedor.
Com um currículo com 80 palestras e mentoria para quase 1600 empreendedores, ele comenta: “O que eu mais amo fazer é criar negócios. Esta adrenalina me fascina e, uma certeza eu tenho, nunca deixarei de criar novos negócios”. Logo mais, uma startup polêmica e inovadora sairá do forno para apimentar o relacionamento de milhares de casais do Brasil e de outros países.
Características de um empreendedor:
- Sonhar grande e começar pequeno
- Ter os dois pés no chão
- Não ter preguiça de construir tijolo a tijolo
- Ser audacioso nas suas ações
- Não ter medo de errar
- Se colocar no lugar de todos envolvidos no negócio para descobrir o que na realidade cada um quer ter de benefícios do negócio
- Primeiro fazer de tudo para que o negócio de certo e cresça. Somente depois disso, pensar em benefícios próprios.
Dicas
- Estudar muito sobre o negócio que você deseja criar. Se é um portal de cursos online, aprenda tudo como funciona esse segmento pesquisando todos portais que encontrar na internet. Dessa forma você vai encurtar muito a curva de aprendizagem sobre o seu negócio.
- Invista seu próprio dinheiro, ele é o dinheiro mais barato, rápido e fácil que pode existir.
- Pare de pensar e faça, comece, execute a ideia para enfim se tornar um negócio.
Saiba mais sobre o empreendedor: http://www.flavioestevam.com.br/
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem!
Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor