Você já ouviu falar no "O Pulo do Gato"? Se não conhece, não perca esta oportunidade e leia o bate-papo do Ueepa! com a fundadora do blog, Alice Salvo. O blog, rico em conteúdo para os empreendedores do nosso Brasil, existe há cerca de cinco anos com a missão de inspirar profissionais a encontrar caminhos para inovar. E para aqueles que estão em busca de iniciar um novo negócio é primordial saber qual é o pulo do gato. Uma empreendedora que inspira empreendedores!
Sou formada em Jornalismo e antes de começar a empreender trabalhei em algumas redações, especificamente com internet, no jornal O Estado de S. Paulo, AOL Brasil e IDG, na revista PC World, cobrindo a área de tecnologia para PMEs.
Apaixonei-me pelo tema empreendedorismo no meu último emprego. Vi que muitos pequenos negócios eram formados por empresários de valor, com vontade de fazer a diferença e melhorar os serviços oferecidos neste país. Então, ao mesmo tempo em que estava cansada do ambiente das redações, também via no empreendedorismo uma forma de colaborar mais efetivamente com o mercado de trabalho, oferecendo serviço e conhecimento para outros pequenos negócios.
Eu participei de uma seleção difícil, formada por quatro etapas, sendo a última delas com entrevistadores da Goldman Sachs, o banco de investimento patrocinador do programa. Felizmente, deu certo, e fui uma das 40 escolhidas entre as 800 candidatas.
Contribuiu muito, principalmente em relação ao network. Hoje ainda tenho contato e faço negócio com colegas do curso. O programa 10.000 Women nos oferece muito mais que conhecimento. Posso dizer que foi um divisor de águas na minha visão empreendedora.
São várias dificuldades que o empreendedor passa ao longo de sua trajetória. Para dizer algumas, destaco a falta de planejamento, a necessidade de automotivação em momentos mais delicados e a dificuldade em se adaptar às exigências legais de um negócio. O Brasil ainda é um país hostil para empreendedores.
Existem diversos cursos que ajudam na formação do empreender. No Sebrae existem cursos à distância e presenciais (como o Empretec). Tem também os cursos oferecidos pela Endeavor e diversos eventos de apoio ao empreendedor. Recentemente foi lançada a plataforma meuSucesso.com, uma escola de insights em negócios espetacular para quem quer aprender mais sobre o tema.
Há seis anos faço uma pesquisa profunda sobre o comportamento empreendedor, entrevistando especialistas e empresários de sucesso. Com isso, concluí que existem 6 características básicas para o empreendedor ter sucesso. São elas: Apaixone-se, Vislumbre, Faça, Compartilhe, Persista e Transforme-se. Estes são os princípios do "pulo do gato empreendedor". Para saber mais, acesse: www.opulodogatoempreendedor.com.br
Alice Salvo Sosnowski é jornalista, empreendedora e blogueira fundadora d”O Pulo do Gato”. Alice ministra palestras sobre inovação, conteúdo e comportamento empreendedor, foco de sua pesquisa há mais de 5 anos.
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Paixão por panquecas impulsiona, também, grandes negócios!
Fique por dentro das feiras e eventos de negócios neste mês de junho.