A Alfabetização Solidária (AlfaSol) é uma entidade da sociedade civil criada em 1996 com a missão de disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis. A Organização trabalha pela redução dos altos índices de analfabetismo no país (da ordem de 13,6 % segundo o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE).
Em comemoração ao dia nacional da alfabetização, o Ueepa bateu um papo com Maristela Miranda Barbara - especialista na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Alfasol – para entender um pouco mais sobre o tema. Acompanhe abaixo:
A AlfaSol desenvolve diversos programas que impactam diretamente sobre esta realidade, atuando diretamente com jovens e adultos analfabetos e junto às políticas públicas de EJA estaduais e municipais.
Especificamente no âmbito da alfabetização, a AlfaSol desenvolve o Programa de Alfabetização Inicial, voltado ao letramento e numeramento iniciais de jovens e adultos maiores de 15 anos. Além disso, a AlfaSol atua junto às políticas públicas, tais como o Programa Brasil Alfabetizado, procurando potencializar tais políticas nos municípios em que está presente, e fomentando municípios e estados no seu engajamento, procurando como meta atingir os percentuais definidos no Plano Nacional de Educação.
Para isso conta com apoio de parceiros privados e públicos, e parceiros pessoa física, que possibilitam o desenvolvimento destes programas nos municípios com as menores taxas de analfabetismo.
O programa de Alfabetização Inicial considera o letramento (apropriação da leitura e da escrita inicial) e o numeramento (apropriação da matemática elementar). É desenvolvido em 8 meses de curso, com aulas diárias de 2ª a 5ª feira. Além disso, atuamos nos projetos no sentido de promover sempre que possível a continuidade dos estudos destes jovens e adultos egressos dos cursos, a fim de concluírem os estudos regulares, e consolidarem em suas rotinas o universo letrado.
5,5 milhões de jovens e adultos.
24 municípios.
Em seus 17 anos de atuação, a AlfaSol já atuou em mais de 2.400 municípios brasileiros, tendo registrado maior número de jovens e adultos atendidos nos estados e municípios das regiões Norte e Nordeste, ambas que registram as maiores taxas de analfabetismo e mais baixos IDHs, com cerca de 4 milhões de alunos atendidos.
São voluntários e, preferencialmente, com cursos de pedagogia ou humanidades. Priorizamos o trabalho com alfabetizadores locais que conhecem a demanda e as especificidades da região, e com isso impactamos também em sua formação como educadores e professores
Envolvemos os voluntários alfabetizadores sempre que uma nova parceria é firmada, procurando sempre priorizar alfabetizadores que morem na região onde as turmas acontecem. Recebemos as manifestações de interesse em nosso e-mail institucional alfasol@alfasol.org.br
De abrangência nacional, a Campanha Adote um Aluno (CAA), criada em 1999, mobiliza recursos de pessoas físicas e tem sua arrecadação revertida para os projetos de alfabetização e educação profissional da AlfaSol. São mais de 260 mil atendimentos possibilitados por cidadãos. O Cidadão Solidário que contribui com a CAA passa a fazer parte de uma rede diversificada de parceiros com o apoio de apenas 12 parcelas de R$ 30,00.
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem!
Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor