Que cada um tem suas próprias experiências todos nós sabemos, porém algumas informações devem fazer parte da lista de aprendizado de todos os empreendedores, Ueepa! buscou algumas destas informações para que você, empreendedor. O domínio dessas informações por parte dos empreendedores é essencial para o desenvolvimento do negócio. É importante citar que no último estudo divulgado pelo SEBRAE, em 2013, a taxa de mortalidade das MPEs nos dois primeiros anos de vida atingiu 24%. Então, pegue um papel e uma caneta para aprender conceitos básicos que podem te ajudar a analisar a “saudabilidade” do seu negócio.
Este é o principal indicador que os empreendedores costumam acompanhar, mas não é o único. É preciso levantar custos para entender se seu faturamento está condizente com os gastos.
E se o faturamento está abaixo do esperado? Então é preciso criar estratégias para aumentar o faturamento. Investir em marketing e no planejamento de vendas seja de serviços ou produtos é uma boa saída. Um empreendedor não pode ficar parado nunca! Busque soluções!
Não se esqueça de fazer os pagamentos em dia. Esquecimentos acarretam em despesas extras, pagamentos de multas, juros, ou seja, um gasto desnecessário e menos lucratividade para sua empresa. Faça uma planilha, use algum programa, faça algo para que isto não aconteça!
Vender é uma coisa e receber é outra, porém ambas precisam andar lado a lado. Então, fique de olhos abertos para fazer uma varredura nos inadimplentes.
Aqueles custos que não variam com o faturamento são os chamados fixos, como alugueis, contabilidade, salários, entre outros. Custo fixo baixo é um dos grandes conceitos que tem que ser mantido em pequenos e médios negócios. Por isso, o controle do custo fixo tem que ser muito rígido.
No início de vida de uma empresa, é difícil conseguir ter lucratividade, mas este momento precisa chegar. O faturamento é um bom guia para saber se o negócio está indo bem, ele aponta se as vendas de produtos ou serviços estão boas, porém é preciso analisar a lucratividade. Se as vendas estão indo bem, mas não está sobrando dinheiro há algo de errado. Reveja os percentuais de lucratividade de seus produtos e serviços, os valores da matéria-prima, mão de obra utilizada. Ponha tudo na ponta do lápis. Os gastos precisam ser menores que o faturamento. Estude sempre que possível os concorrentes.
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem!
Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor