Pense em um doce! Agora, pense em uma festa de aniversário! É capaz de adivinhar de qual doce estamos falando? Aposto que sim! Brigadeiros, de todos os tipos e para todos os gostos! Feitos de chocolate belga que derrete em pensamento e na boca. Não há como resistir! Poderíamos escrever laudas e laudas apenas sobre os brigadeiros da Madame Formiga, mas temos nesta marca, além das gostosuras, um case de empreendedorismo, uma super história empolgante!
Isabela Ferracini, a fundadora da Madame Formiga, se formou em engenharia civil e atuava na área de eventos, fazendo cerimoniais. Mas em 2011 ela decidiu mudar. E ao dar-se conta da demanda por produtos mais refinados, não deixou a oportunidade escapar. “As pessoas começaram a buscar produtos gourmet e o brigadeiro é um doce de sucesso nacional que precisava entrar nessa onda”, conta Isabela.
Assim nasceu Madame Formiga. Isabela não tinha em mãos um plano de negócio definido, mas em sua mente havia muitas ideias. A preocupação inicial era mais em torno da produção de seus brigadeiros (o que ela ofereceria? quais seriam os sabores?), “Aos poucos comecei a desenvolver receitas e novas ideias foram surgindo. Sem perder tempo, eu colocava todas em prática”, diz a empreendedora.
As experiências anteriores deram a base para este novo desafio. Mas é claro que dificuldades existiram, mas o segredo estava em saber lidar com elas – e ela aprendeu muito bem esta tarefa. Apesar de a loja estar localizada no Cambuí, um bairro bastante conhecido em Campinas, a rua é muito tranqüila e isso se tornou inicialmente o principal obstáculo para Madame Formiga. Foi necessário executar um trabalho minucioso chamar a atenção do público e colocar a loja no mapa de forma eficaz.
No site da empresa, os clientes podem encontrar os 39 sabores de brigadeiro oferecidos pela loja. Além do site, as redes sociais são muito utilizadas como ferramenta de divulgação. “Não costumamos fazer anúncio em jornais, revistas, meios digitais. Temos uma assessoria de imprensa e as mídias sociais. O Instagram é o que nos mais traz resultado”, comenta a Isabela.
E dentre os quase 40 sabores, o carro-chefe da marca é o brigadeiro tradicional, coberto com splits ao leite, o campeão de vendas. Também se destacam as versões de Nutella, com cobertura de lâminas de avelã, de damasco com amêndoas, de vinho do Porto e o strudel de maçã. E para complementar o prazer em estar na loja, a decoração é muito bem trabalhada, o que traz como resultado um ambiente totalmente acolhedor.
Questionada sobre o ano de 2015 - e a crise econômica que afeta o país – ela diz que a Madame Formiga está em um ano positivo e complementa “apesar do cenário de crise nossas vendas não foram afetadas e nossa expectativa é de fechar 2015 com um faturamento perto de 1 milhão”. Para o futuro, a loja gourmet tem muitos planos, mas os dois principais são: expandir a linha de produtos e aumentar o número de lojas. “Todos os empreendedores precisam criar. Este é o verdadeiro caminho do sucesso: criar algo novo!”, diz a empresária. Pois é, as formigas estão trabalhando mais que nunca e encontraram um caminho de sucesso. E você já sabe qual é o seu?
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem!
Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor