Blog Ueepa!

Uma deliciosa receita de empreendedorismo com sabor de bolo caseiro

Aposte naquilo que te move, que te encha o peito de ar e paixão! Voltar ao Início

Se você visitar seu arquivo de lembranças, com toda certeza encontrará o visual, o cheiro e o gosto daquele bolo que comia na infância ou na adolescência. Os bolos caseiros ganharam uma atenção especial dos brasileiros. Hoje, há diversas lojas de bolos caseiros - de diferentes redes - espalhadas pelas principais cidades do país. Entre tantas redes, encontramos a Bolo da Madre, que além de ter uma decoração super delicada e oferecer deliciosos bolos. Um belo exemplo de empreendedorismo.

A ideia de criação aconteceu, como em outros cases já trazidos aqui, pela percepção de uma necessidade. Em 2013, Daniela Schiavo - a sócia-proprietária da rede -, procurou um bolo simples para o aniversário do seu filho e só encontrou bolos confeitados. Em uma conversa com Fernanda Castanheda, que também é sócia-proprietária atualmente, a ideia ganhou grandes proporções e o negócio foi idealizado. A primeira loja é de Jundiaí, interior de São Paulo. E hoje, um ano e oito meses após a criação dela, a rede conta com o total 17 lojas, que seguem o padrão agradável e ambiente com toque retro super aconchegante.

O sabor é o que realmente faz o sucesso da Bolo da Madre, porém a marca foi muito bem trabalhada. A memória afetiva e carinhosa do serviço oferecido mexe com os clientes. Os detalhes da decoração também contribuem para o sucesso da rede. Elas sabem e entendem a importância de trabalhar a marca, criar um posicionamento adequado e sensibilizar o “cliente”.

Acompanhe nosso bate-papo com uma das sócias, Daniela Schiavo.

1. Qual foi a primeira loja e porque escolheram aquele local?

Jundiaí. É primeira loja e é a unidade experimento da Bolo da Madre. Num primeiro momento queríamos iniciar o projeto na Capital, mas decidimos por Jundiaí, por morarmos na cidade e pela comodidade do dia a dia da operação. Fomos abraçadas pela cidade e em uma semana de Bolo da Madre, vendemos 1000 bolos e superamos todas as expectativas.

2. Quantas pessoas se envolveram com o projeto inicialmente?

Minha sócia e eu iniciamos e estamos na frente do projeto desde o início.

3. Quais foram as principais dificuldades quando começaram?

Encontrar a matéria prima de qualidade, logística e preço.

4. Após quanto tempo vocês perceberam que era um negócio rentável?

No primeiro mês já tivemos lucratividade e desde então sabíamos que o crescimento seria natural.

5. Quais eram os primeiros sabores que vocês vendiam? E quantos sabores vocês vendem hoje?

Começamos com 30 sabores, entre eles o Bolo de Churros, criação exclusiva da Bolo da Madre, hoje um dos bolos mais vendidos e "copiados" no Brasil. Mas não nos importamos com a replica e divulgação desse bolo em toda confeitaria e padaria que existe hoje. Sabemos que foi um presente do universo a ideia de criá-lo, pois através dele que a marca Bolo da Madre foi divulgada, vinham pessoas de outras cidades para experimentá-lo e hoje ainda continua sendo o carro chefe da rede.

6. Desde o início vocês tinham site? Fazem a divulgação somente via site?

Depois de 5 meses da criação da empresa. Além do site e das mídias sociais, temos uma assessoria de imprensa para trabalhar mídia espontânea, pois acreditamos que a melhor divulgação é com formadores de opinião.

7. Você acha que teria alcançado o mesmo sucesso se não estivesse presente nas mídias sociais?

Acreditamos muito no potencial e divulgação das redes sociais. Uma das primeiras unidades franqueadas que é a de Maringá/PR conheceu a Madre pelo nosso instagram, idem Curitiba à inaugurar. Trabalhamos uma comunicação visual bem bacana por lá, as fotos dos bolos são bonitas, clicadas por uma talentosa fotógrafa com direção de arte feita por mim, cuido de cada detalhe, de cada bolo, pois acreditamos que vendemos a vontade de provarem o nosso produto, de conhecerem a nossa história e espaço, então tudo que tange as nossas redes sociais são de tem uma estética cuidada, trabalhada...

8. Atualmente, encontramos variedades de lojas que vendem bolos prontos. Como fazem para se diferenciar dos concorrentes?

Layout de loja, posicionamento da marca, sabores diferenciados, excelência em atendimento e serviços e qualidade nos produtos.

9. Quantas pessoas trabalham para vocês hoje?

Na franqueadora o corpo executivo é composto por 6 pessoas, contando comigo e minha sócia. Já na loja experimento em Jundiaí são 8 pessoas, das quais 4 são atendentes, 1 é gerente, 2 boleiros e uma ajudante de cozinha. Em todas as lojas - 15 inauguradas até hoje - o número de pessoas, incluindo a participação dos franqueados, é este aproximado.

10. Quais dicas vocês dariam para pessoas que estão começando a empreender?

Tem uma frase que gosto bastante e que tomei como aprendizado quando decidi mudar de profissão, do celebre Albert Einsten "Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é estúpido."

Acredito que para quem sonha empreender, o combo: encontrar seu dom + compartilhá-lo é o que garante o sucesso do negócio. A maior motivação não deve inicialmente a lucratividade, o sucesso. Claro que lucros são bem-vindos, que sucesso dá orgulho, que retorno financeiro é motivação, mas quando a idéia do negócio é a sua verdadeira paixão, quando você dorme e acorda pensando com entusiasmo e alegria no projeto "desenhado" a chance dele dar certo e ter sucesso são certeiras.

As pessoas fazem sempre esta pergunta e sempre "jogo" outra para elas: O que te move?! "O que te dá paixão?"

Site: http://www.bolodamadre.com.br/

© 2025 Ueepa!