Muitas empresas surgem a partir da percepção de necessidade de trabalhos específicos. O olhar de um empreendedor pode perceber uma lacuna no mercado e sua atitude pode transformar esta ideia em realidade. Para exemplificar melhor a situação citada, trouxemos mais um case para vocês. Conhecem a Mandaê?
Os fundadores da Mandaê, Karim Hardane (30 anos) e de Marcelo Fujimoto (37) trabalhavam com uma loja de e-commerce, a qual demandava que ambos passassem horas do dia empacotando e postando no correio as compras feitas pelos clientes. A tarefa precisava ser realizada, porém demandava muito tempo dos dois. E foi aí, em meio a esta situação, que o pensamento que deu origem a Mandaê apareceu “Como seria bom se a gente não tivesse que se preocupar com a parte logística do nosso negócio”.
Então, por que não simplificar o processo de envio de encomendas? Assim, sobraria mais tempo para que estas pessoas pudessem se dedicar a outras tarefas que necessitavam realmente da atenção e disponibilidade delas. Assim, em 2014, surgia a Mandaê, uma startup especialista em embalar e enviar vários tipos de objetos, sejam roupas, eletrônicos, bikes ou até pinturas. De forma simplificada o trabalho deles acontece da seguinte forma: Mandaê vai até o endereço de seus clientes (que são lojas virtuais e pessoas físicas), retira os produtos que precisam ser enviados, os embala da melhor e mais segura maneira possível e os encaminha pelos Correios ou transportadoras.
Hoje, com um ano e meio de vida, a empresa já recebeu dois aportes de capital. O primeiro foi de USD $200.000,00 da Kima Ventures (um fundo europeu), Hans Hickler (o ex-CEO da DHL Express USA) e outros investidores-anjos. O segundo, que aconteceu recentemente, foi de aproximadamente R$ 5 milhões da Monashees Capital, Valor Capital e Hans Hickler novamente, para acelerar o crescimento da empresa. E Até junho deste ano, a startup enviou mais de 50 mil remessas e teve um crescimento de 12% por semana.
Antes da Mandaê, eu tinha uma loja de e-commerce, e antes disso, trabalhava como funcionário. Comecei a minha carreira no mercado financeiro, fazendo investment banking na JPMorgan em NYC e Chicago, e depois na indústria de privateequity.
Duas pessoas, meu cofundador, Karim Hardane e eu.
Aproximadamente 1 ano e 5 meses.
Mais de 50 colaboradores.
A burocracia. Faz parte da vida de um empreendedor no Brasil, mas não há nada mais oneroso ou desnecessário do que a burocracia que pequenas empresas enfrentam aqui.
No nosso e-commerce anterior, a gente gastava entre duas e quatro horas por dia cuidando da logística. Eu pessoalmente tinha que empacotar e levar várias caixas até a agência dos Correios todos os dias. Aí pensamos, "se estamos sofrendo com isso, imagina quantos milhares de outros lojistas também têm este mesmo problema". E daí surgiu a Mandaê.
Mais de 1.500.
O nosso foco é na "primeira milha" de logística, não nas entregas - a última milha. Existem várias transportadoras no Brasil que fazem entregas, por isso nossa intenção não é atuar e competir neste mercado. Existe uma deficiência no mercado na “primeira milha”, no qual atuamos hoje. Até agora, ninguém tinha solucionado o problema envolvido no processo antes do pacote chegar à transportadora. Para pessoas físicas ou pequenas empresas, a parte de logística não faz parte da essência do negócio, e por isso pode ser muito onerosa. A Mandaê existe para solucionar esse problema, para que pessoas e pequenas empresas possam focar em outras atividades.
Claro que cometemos erros, mas cada erro representa uma oportunidade de aprender, então não sei se faríamos diferente. Respondendo de uma outra forma, eu diria que os principais aprendizados incluem a importância da equipe: contratar o melhor profissional que você puder – não se contente com menos -, e dar mais responsabilidades para essas pessoas (porque os melhores profissionais irão ultrapassar suas expectativas). Ao mesmo tempo, demitir funcionários que não estão batendo suas expectativas o mais rápido possível, pois diferentemente das empresas grandes, em startups, as contribuições de cada pessoa são críticas e a falta dos melhores colaboradores pode matar a sua startup.
60% de nossos clientes são empresas de pequeno ou médio porte, cujo segmento inclui lojas de e-commerce (ou pessoas físicas que vendem pela internet), agências de marketing, e outros tipos de negócios. Ou seja, uma grande parte dos nossos clientes são empreendedores, então gostamos de postar sobre assuntos que poderiam ajudar os nossos clientes. O sucesso deles é o nosso sucesso também.
Imagine o seguinte: para mandar seu objeto você poderia gastar entre uma e duas horas procurando uma embalagem, empacotando o objeto e levando até uma agência. Ou você poderia gastar apenas segundos pedindo uma coleta com a Mandaê, sem ter que se preocupar com embalagens e sem ter que sair de casa. Tudo pelo mesmo preço do balcão dos Correios.
Assim que um objeto é postado pelas transportadoras, ele é sujeito às políticas de seguro de cada transportadora. Se elas perderem um objeto, o remetente terá o direito de reembolso de acordo com as políticas de cada transportadora. Oferecemos também a nossa própria garantia de que enquanto o objeto estiver em nossa posse, garantimos a segurança do objeto em um valor de até R$ 1.000,00.
A responsabilidade da entrega fica com as transportadoras. Os Correios e outras transportadoras enviam milhões de objetos todos os dias, então infelizmente é um fato que extravios acontecem. Porém, com a Mandaê, você teria o apoio da nossa equipe para solucionar casos de extravio. Nós ajudamos os nossos clientes a entender o que pode estar acontecendo com a encomenda e acionamos as transportadoras responsáveis para agilizar a entrega e retornar com explicações.
Aqui no Brasil, ainda não.
Estamos trabalhando com algumas plataformas de e-commerce para integrar o nosso serviço dentro das plataformas delas. Lojistas de e-commerce poderão pedir o nosso serviço com apenas um click.
A visão mais ampla é de levar a Mandaê para todas as principais áreas metropolitanas do Brasil e cumprir a nossa missão: transformar o transporte de produtos em uma experiência agradável e simples, servindo como exemplo não só ao Brasil mas ao mundo de como deve ser um ótimo atendimento ao cliente.
Uma empresa que nasceu ao acaso.
Uma tarefa que parece tão simples, requer habilidade e muita coragem!
Projeto promove o contato de adolescentes com o mundo empreendedor