Blog Ueepa!

Voluntários em Ação

Dia 05 de Dezembro é o dia internacional do voluntários. Voltar ao Início

Voluntários! O que os leva a fazer algo sem receber nada em troca? Para alguns isso pode ser raro, mas se você jogar a palavra “voluntários” no Google vai perceber que eles não são poucos, são muitos e muitos. Há projetos de pessoas físicas, de empresas, de ONGs, enfim, realmente existe um forte movimento neste sentido. Por amor ao próximo, por acreditar no bem, por querer mudar a situação social do país, por querer ter novas experiências ou por querer fazer a diferença. Cada um é movido por “um querer nobre”, querer que faz com que essas pessoas abdiquem de seu tempo particular para ajudar alguém que nem mesmo conhecem.

O Instituto Voluntários em Ação (IVA), criado em Florianópolis, em 1998, com o intuito de promover o voluntariado no estado de Santa Catarina, é um dos institutos mais bem conceituados do país, inclusive, foi o IVA que criou e mantém o site voluntários online (www.voluntariosonline.org.br) no ar, o qual têm, atualmente, cerca de 64 mil voluntários cadastrados de todo Brasil - em torno de 15% são ativos. Na outra ponta, o IVA realiza o cadastramento de ONGs que necessitam do trabalho desses voluntários – hoje são cerca de 1.453 ONGs cadastradas. E assim, por meio do portal as duas pontas são interligadas.

Alguns números nos mostram quem são esses voluntários. Do número total de cadastrados, 67% são mulheres. E a maior parte dedica entre 6 e 10 horas por mês nas ações voluntárias. Há pessoas de todas as idades, porém 50% deles têm entre 21 e 30 anos. São Paulo é o estado que possui o maior número de voluntários ativos, cerca de 22 mil. Rio de Janeiro e Santa Catarina aparecem em segundo e terceiro lugar, com 7,5 mil e 7,2 mil voluntários, respectivamente. Esses números referem-se apenas ao universo que está cadastrado no portal – além desses, há muitas outras pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário de forma direta, sem cadastros.

Mesmo com um número alto de voluntários, as associações e os institutos necessitam de um número maior de pessoas que possam se dedicar a esses tipos de ações. O IVA realiza campanhas incentivadoras para o cadastramento de voluntários três vezes ao ano “No início do ano as pessoas estão dispostas a incorporar o voluntariado entre seus planos para o novo ano, então é um momento positivo para nós. Além disso, aproveitamos o Dia Nacional do Voluntário, 28 de agosto, e o Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro”, conta Barbara Pettres, consultora de Comunicação Portal Voluntários Online.

Geralmente, o voluntário atua na própria região, pois a distância pode dificultar a prestação de serviço. Porém, nem sempre é assim. Há voluntários que se candidatam para irem para outros estados dependendo da necessidade. Situações de desastres, por exemplo, como o caso dos voluntários espalhados por todo Brasil que se cadastraram no Projeto Força Voluntária - criado para auxiliar as famílias que residiam nas áreas inundadas em Santa Catarina -, e no caso do terremoto no Haiti.

Os voluntários desempenham diferentes trabalhos: são educadores, cuidadores, cozinheiros, artesãos, esportistas, enfermeiros, entre outros. “Todos podemos contribuir com alguma ação, basta querer. Para aqueles que querem se candidatar, mas não conseguem participar presencialmente dos projetos, há a possibilidade de se tornarem voluntários online, pois existem vagas como designer, web designer, pesquisador, tradutor, assessores de imprensa, elaborador de projetos, entre outras”, declara Barbara.

Roberta Alves, 28 anos, é colunista do portal Educação e presta trabalho voluntário há 12 anos. Quando pequena via a mãe se dedicar ao trabalho voluntário, o que a incentivou muito. Atualmente, Roberta organiza doações de vestuário e calçados para associações em Aracaju e de livros para uma biblioteca. Além disso, escreve matérias sobre o meio ambiente, animais, ações voluntárias e cidadania, dentre outras atividades. “Ajudar pessoas é uma troca de experiência, pois sempre temos o que aprender, mesmo com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade” comenta Roberta, que ainda planeja desenvolver projetos sociais com crianças e pessoas de terceira idade.

Atualmente, muitas empresas mantêm um pilar social internamente. O “Ivoluntários” é a rede social do Banco Itaú criada para apoiar o engajamento em ações sociais de todos os funcionários e aposentados do Itaú Unibanco. O Programa existe para fortalecer o exercício da cidadania, apoiando e consolidando a participação social como um importante compromisso entre os colaboradores. E como o Itaú, muitas outras empresas possuem suas ações sociais que contam com muitos voluntários.

© 2025 Ueepa!